Prezados amigos e amigas,
Vivemos um período desde o inicio dessa pandemia de total incerteza, muita apreensão e dificuldades para traçar cenários possíveis para tomadas de decisão. Todo Gerenciamento sem possuir dados estatísticos, principalmente o tempo de duração, deixa qualquer previsão sujeita a grande margem de erro. Neste sentido, o Clube Bom Pastor, desde o princípio, trabalhou com os diretores, delegando a liderança aos especialistas do setor, como por exemplo, logo nos primeiros dias o próprio Departamento médico, liderado pelos diretores Dr. José Nalon e Dr. Marcelo Salgado, mesmo antes do decreto da
Prefeitura, indicaram a suspensão das atividades esportivas e o fechamento total do Clube, o que foi realmente um choque!
Ato contínuo, solicitei aos diretores Lucas Batitucci, Geilson Bulhões e Leonardo Miranda, responsáveis pelos departamentos juridico, financeiro e de pessoal, respectivamente, para que montassem uma espécie de equipe de GESTÃO DE CRISE.
Informo ainda que em 2018, tivemos um grave evento na gestão financeira do CBP que nos levou a fazer uma reforma radical, substituindo diretores, funcionários e contratando uma consultoria específica para o financeiro e também para o setor operacional. Referidas mudanças foram fundamentais para atravessarmos esse momento de Pandemia com o menor prejuízo possível. Nosso consultor financeiro, a partir de rigoroso controle de fluxo de caixa, tem montado cenários semestrais, que avaliamos e redirecionamos quase que semanalmente. Além disso, nossa comunicação através do diretor social Marcelo Marliere teve que aprimorar muito para mantermos os sócios e funcionários (com grande volume de dúvidas, inclusive que nós também tínhamos) cientes de todas as decisões.
Vale dizer que continuamos nosso compromisso com o esporte, seja nas escolinhas, master e rendimento (convencional e paralímpico) desde o começo, através dos diretores de esportes terrestres Gustavo Micherif e de natação Marcelo Salgado, que tem tomado frente de ações junto aos seus coordenadores de aulas, palestras, lives, enfim, todas as ferramentas online possíveis para manter em alta a UNIDADE, INTERESSE e, principalmente, o psicológico dos nossos atletas, tarefa extremamente difícil, por se tratar a grande maioria de crianças e adolescentes.
Por fim, destacamos que também prosseguimos com projetos de obras e manutenção das estruturas do Clube, liderados por nossos diretores Moacyr Andrade e Marcelo Marliere com muita cautela, mas nunca parados!!
Temos, portanto, muito cuidado e muita preocupação com a saúde financeira de nosso Clube, ainda mais com as incertezas de quanto tempo isso tudo vai durar, sobretudo porque o cenário de possível reabertura para todos os clubes é muito preocupante, mas temos certeza e fé que sairemos dessa muito mais fortes!!!
Carlos Augusto Bandeira Moraes
Presidente Clube Bom Pastor
Gestão 2018/2020