Jovem atleta da equipe natação conquista 1º lugar do “Rei e Rainha do Mar”

 Cinco competidores também alcançaram excelente desempenho em diversas modalidades e representaram com qualidade o time.

Estreante na competição de mar, e, com apenas 13 anos, Laura Conde, atleta do Clube Bom Pastor desde os 4 anos, garantiu o 1º lugar no “Rei e Rainha do Mar”, principal prova de natação em mar aberto a nível nacional. A 1º etapa da competição aconteceu em Búzios, no último fim de semana, e a atleta alcançou destaque na prova Open 500m, rompendo os desafios ao encarar as águas abertas na região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.

As piscinas ficaram pequenas para a vontade da atleta em dar longas braçadas no mar, conta Laura Conde. “No início tive medo, mas, depois que já estava na água, lembrei dos meus treinos técnicos como se estivesse na piscina. A maior diferença foi a força das ondas, mas foi uma experiência sensacional”.

Laura encarou a competição com mais 59 participantes no feminino, sem restrição de idade. “Foi um momento único poder competir com pessoas de 13 a 65 anos. A princípio, eu não sabia que os outros competidores seriam de todas as idades, então, não pensei nisso, foquei em  lidar com o nervosismo e me superei”, conta.

Quem também não esconde a emoção é a mãe da atleta, Maria Elizabeth Conde Costa. “Confesso que tive medo, mas queria muito que ela fosse e tivesse essa nova experiência, por isso a inscrevi. Acho válidas todas as experiências que envolvam o que minha filha goste de fazer. Sempre acreditei que ela teria um bom resultado e o apoio familiar foi primordial. Uma viagem que vamos guardar na memória”, conta.

Para o treinador de Laura, a prepação com treinos específicos, foi imprescindível.”Durante os treinos de piscina adaptamos alguns exercícios educativos para simular como seria nadar no mar, dando maior preparo técnico para a atleta. Muito feliz em contribuir com este resultado”, conta satisfeito, Cebola.

Fábio Antunes, coordenador da natação do Clube Bom Pastor, não esconde  o orgulho em ver o bom desempenho do time. “É sempre muito gratificante ver os atletas do time se destacando, ainda mais em uma prova tão famosa”, explica.

Os treinamentos da equipe seguem com foco no ranking Mineiro e Brasileiro. Como não terá competições presenciais neste momento de pandemia da Covid-19, estão ocorrendo tomadas de tempo regionais. Os tempos são enviados para a Federação Aquática Mineira e para a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.  São gerados rankings, e com isso, são nomeados os campeões mineiros e brasileiros.

Na categoria Master do Rei e Rainha do Mar, os destaques da equipe foram:

  • Denise Barra – 1º Open e 1º Classic (F/60-64 anos) | 12º Geral.
  • Dulce Leal Lessa – 1º Sprint (F/60-64 anos).
  • Cláudia Fachhini – 10º Classic.
  • Flávio Lombardi – 8º Classic.

 

DESEMPENHO NO MAR

Para o treinador da Equipe Master, Sidinho, esse resultado é sinal do grande compromisso dos atletas e da equipe técnica. “Devido ao tempo parado por conta da pandemia, focamos em um volume maior de treinamento com intensidade moderada, mas cobrando muito na parte técnica. A consequência desse treinamento forte acaba de chegar com esse resultado do Rei e Rainha do Mar”, indica.