Com trabalho preventivo, árvore com raiz irregular é retirada como medida de segurança

Clube seguiu todos os protocolos e autorizações exigidas pelos órgãos competentes.Plantio de três espécies nativas da mata atlântica será providenciado em breve.

Mesmo com todos os benefícios trazidos pelas árvores, foi necessário realizar o corte da amendoeira, presente há aproximadamente 50 anos nas instalações do clube. A retirada da espécie foi motivada para oferecer total segurança a todos que frequentam o local, já que a árvore, com mais de 10 metros de altura, apresentava uma mudança irregular na raiz, comprometendo a integridade do piso no entorno do bar e se fez necessário realizar obras e reparos em toda a área próxima.

“O crescimento lateral da raiz a posicionou acima do piso, demostrando instabilidade de todo o tronco, e consequentemente afetando a segurança ao patrimônio do clube, bem como a segurança dos sócios, colaboradores e convidados. É com pesar que tomamos essa atitude”, lamenta o Diretor Marcelo Marlière. Por se tratar de uma árvore de grande porte, uma equipe do setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Juiz de Fora fez uma avaliação dos possíveis riscos e autorizou o trabalho. Profissionais especializados foram contratados e realizaram a ação rapidamente, aproveitando o momento em que o clube ainda não estava aberto ao público. A destoca da raiz será realizada nos próximos dias.

“A árvore estava danificando uma coluna próxima e o telhado do caixa sofreu uma movimentação. Foi uma ação estratégica para oferecer o retorno das atividades com essa alteração preventiva, oferecendo mais segurança”, ressalta Marcelo. O Clube Bom Pastor assegura que seguiu todas as orientações dos órgãos competentes e fará o replantio de três mudas nativas da Mata Atlântica no interior do clube, nas próximas semanas.

RETORNO

Neste momento de pandemia, em que o clube precisou fechar as portas desde março, muitas obras de melhoria, manutenção e ampliação foram realizadas. Em destaque: a reforma do bar e do espaço ao entorno, revitalização dos parquinhos, reforma dos banheiros e muito mais! Em breve, novas informações serão divulgadas. Tudo está preparado para o retorno gradual e seguro que acontece a partir desta semana.